sábado, 5 de dezembro de 2015

Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Eu cometi o erro de começar a ler Nicholas Sparks por Querido John, que absolutamente não representa a obra do autor. Por isso, demorei bastante a ser convencido a ler outro de seus livros. Porém, a partir de quando me convenceram a ler A Última Música, passei a comprar satisfeito os livros do autor. Ele continua não sendo um dos meus preferidos, mas sempre que eu escolho um de seus livros para ler, tenho bons momentos de uma leitura fácil e divertida.
Sparks tem um jeito fluente de contar suas histórias, nos envolvendo nos dilemas e romances de seus personagens e fazendo o tempo voar.
Sempre sinto essa catarse literária quando o leio e mesmo assim me surpreendo.
Nesse livro, acompanhamos três vidas, a de Ira Levinson, um judeu de 91 anos que sofre um terrível acidente de carro durante o inverno e se vê preso dentro do carro no meio do nada, sendo gradualmente soterrado de neve, sem acesso a comida ou a água. Pouco depois do acidente, ele começa a ter visões de sua esposa, Ruth, falecida a nove anos. É essa presença que o mantém vivo DIAS... Ira e Ruth recordam momentos de seus longos anos juntos, uma vida de felicidade e de amor.
Acompanhamos também a vida de Sophia Danko, uma universitária de 21 anos que se muda de Nova Jersey para a Carolina do Norte. Ela sempre fora muito dependente dos pais e vivera uma vida limitada, mas na Universidade, passara a ser dona de seu nariz e senhora de suas decisões, por piores que elas fossem. Assim, é em um momento de coração partido que ela conhece nosso terceiro personagem, Luke Collins, um caubói boa pinta que já entra na história salvando a mocinha de um apuro.
Luke é um homem muito simples, muito apegado à sua mãe e à fazenda deles, um peão de boiadeiro, um homem do campo, acostumado a resolver os problemas com as próprias mãos, mas sem muita instrução.
Já é improvável que as vidas de Luke e Sophia se cruzem, quanto mais que eles engatem um promissor romance. Imaginem só a surpresa que é quando seus caminhos se cruzam também com os de Ira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário