quinta-feira, 22 de julho de 2010

“Bento”, “O Vampiro Rei I”, “O Vampiro Rei II” – André Vianco


Essa trilogia tem, na minha opinião, os melhores livros do autor.
Ela começa em Bento, e já nesse livro Vianco deixa claro que, mais, uma vez irá inovar e surpreender seus leitores, ele cria uma nova mitologia de vampiros, diferente dos de Bram Stoker, ou de Stephenie Meyer, ou os dele mesmo em Os Sete e Cia. Ele cria um Brasil novo, em que a população ou se transformou em vampiro, ou está adormecida há três décadas, ou sofre na mão (dentes) dos vampiros. Mas há também os guerreiros bentos, que tem aptidão natural para lutar e matar vampiros. Existem outras características, após a Noite Maldita (como é chamada a noite em que tudo mudou) as doenças desapareceram, as mulheres não engravidaram mais e as pessoas se uniram pela sobrevivência. Elas trabalham pela subsistência durante o dia e combatem os vampiros à noite. Há uma profecia que diz que quando forem reunidos 30 bentos, ocorreram 4 milagres que possibilitarão a vitória sobre os vampiros. Neste livro o 30º bento acorda. O livro termina com os bentos reunidos e os milagres acontecendo.
Em O Vampiro Rei I o leitor continua acompanhando a saga de bento Lucas e seus guerreiros contra os vampiros. Há rumores de que o Vampiro Rei despertará e virá unir os filhos da noite para “equilibrar” a batalha final. Os 4 milagres aconteceram e, nesse livro, parece que a batalha já está ganha. Os Homes seguem retomando o antigo território brasileiro, enquanto na surdina o Vampiro Rei desperta.
No livro seguinte, o Vampiro Rei trás para os vampiros o que prometia a lenda e começa a batalha final. Nesse livro descobrimos o que (e porque) aconteceu na Noite Maldita, e temos um desfecho interessante para uma vampira que tinha apenas um pequena participação. Vianco mostra nessa serie que sua imaginação nao tem fim, ele inova (tendo como parâmetro seus livros anteriores) ao colocar os vampiros como os vilãos. Ele também dá um bom exemplo ao imcorporar elementos do folclore brasileiro em sua narrativa (não só nessa série).

7 comentários:

  1. Uma observação:
    As capas desses três livros me perturbam, sei lá, nãs as acho bonitas e elas são meio confusas...

    ResponderExcluir
  2. gostei ads capas, e adoro livro de vampiro. Adorei o post. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Naírla, você já conhecia o André Vianco?

    ResponderExcluir
  4. Já li o Bento e vou ler O Vampiro Rei I, são ótimso livros!
    Concordo, a arte da capa é meio estranha...

    ResponderExcluir
  5. cara, fiqu com vontade de ler os livros. seu blog é perfeito!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de eu naum ter lido essa série do Bento ainda...rsrs eu adoro André Vianco!!
    Ele é ótimoo...
    A série dos Os Sete é d++
    Bjus Tauan..

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Naira, é verdade ele é demais!
    Eu só não escrevi sobre Os Sete, porque são muitos livros e ai ficar grande pra caramba^^

    bjs

    ResponderExcluir