quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Apanhador no Campo de Centeio – J. D. Salinger

Vocês devem estar pensando que eu sou o leitor mais otimista e permissivo que já escreveu na internet, já que praticamente só faço críticas positivas. Na verdade eu só leio o que eu acho que vou gostar. Mas aqui está um que eu não gostei.
É um livro sem propósito, sem nexo, com estilo confuso; além de que Holden Caulfield (o personagem) é extremamente desinteressante. O autor carrega na autocrítica e nas supostas divagações de Caulfield. A história começa e termina sem o menor sentido, nela é narrado o que acontece em uns poucos dias na vida de Holden, uma criança meio revoltada que é expulsa de sua escola e passa por situações bem chatas (como uma conversa em um trem na qual ele mente sua identidade para a mãe de um colega; ou quando ele “invade” a própria casa para falar com a irmã).
A não ser que sejam obrigados, não percam tempo lendo este livro.

7 comentários:

  1. muito legal suas postagens!!

    já estou seguindo...

    me segue lá tbmm
    http://legaljunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Discordo de sua crítica mas respeito, é claro. Literatura é gosto. Li o livro há quase um ano atrás e gostei muito...talvez sua decepção se justifica pelo fato de esperar que no fim da leitura haja uma lição pra vida, valores morais e tal..realmente nesse sentido o livro deixa a desejar, não fala nada com nada, mas como meu gosto litérárió é peculiar, eu gostei muito principalmente porque o livro é um apenas uma narração de um final de semana e só!Possivelmente você não gostará de ler Charles Bukowski ou JOhn Fante, que sao outros autores do genero de J.D. Salinger e que eu admiro muito. Respeito a sua crítica mas vou deixar minha indicação para que leiam o livro sim, mas sob uma perpectiva diferente dos outros livros que estao acostumados a ler.Abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Wesley por expor seu ponto de vista. Seu comentário ajuda à enriquecer esse blog.

    ResponderExcluir
  4. Quero ficar um bom tempo sem ver a cara deste livro! Eita Marinalva! ahuahuaha
    (ou não esqueci do seu template não, é que tô com preguiça, mas faço antes das férias acabar! :P)

    ResponderExcluir
  5. Pois é Paola... tinha que ser, o que não fazemos para passar de período né... srrsrs

    ResponderExcluir