sábado, 14 de agosto de 2010

O Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams


A série é (segundo o autor) uma trilogia de cinco, seus títulos são “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, “O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, O Universo e Tudo Mais”, “Até Mais e Obrigado Pelos Peixes” e “Praticamente Inofensiva”.
Não se preocupe o conteúdo do livro deixa o leitor tão desconcertado quanto os títulos.
É inovador ao misturar ficção científica, comédia e crítica sócio-política.
O autor foi genial ao criar personagens, lugares e substantivos tão excêntricos e curiosos. Ao ler é impossível não rir e se envolver com a história.
Os livros narram a história dos amigos Arthur Dent (da Terra), Ford Prefect (de Betelguelse), Tricia McMilliam (da Terra) e Zaphod Beeblebrox (presidente do Governo Imperial Galático). Arthur e Ford são amigos na Terra, mas quando ela é destruída eles pegam carona em uma ou duas naves alienígenas e acabam em situações muito estranhas, com a outra terráquea e Zaphod.
Ainda no 1º livro eles descobrem que a Terra era na verdade um supercomputador responsável por ajudar os ratos a compreenderem a maior de todas as questões, cuja resposta é 42. Neste livro os nossos heróis só saem ilesos por causa da intervenção de Marvim, o robô maníaco depressivo que faz com que uma nave se suicide após um bate-papo com ele (foi a 1º de muitas vezes que ele os salva!). Eles fogem à bordo de uma nave roubada por Zaphod (o detalhe é que ele não sabe porque a roubou!).
No começo do 2º livro da série, nossos heróis estão sendo ameaçados por uma frota Vogon e pela impossibilidade de fugir causada pela falta de chá. Com a ajuda do falecido Zaphod Beeblebrox Quarto, eles fogem e Zaphod (o original) acaba por acaso – após escapar da maior maquina de tortura do Universo – descobrindo a razão de ter roubado a nave Coração de Ouro (que é encontrar o homem que rege o Universo). Depois de reencontrar os amigos, eles vão ao Restaurante no Fim do Universo (a palavra fim não se refere – como eu pensava antes de ler – ao espaço, mas sim ao tempo) e fazem uma agradável refeição oferecida pelo prato próprio principal. Depois disso eles sofreram um acidente causado por uma teleportadora defeituosa; Trilliam e Zaphod foram parar na cabana do homem que rege o Universo, Ford e Arthur foram parar na Terra Pré-histórica.
O 3º livro começa com Arthur ainda preso na Terra Pré-histórica, mas por pouco tempo. Em seguida ele e Ford, já na Terra dois dias antes da destruição, se deparam com o problema dos robôs xenófobos de Krikkit, que querem recuperar a chave que libertará seus mestres em Krikkit e depois destruir o Universo. A partir daí Arthur e seus amigos começam a perseguir os robôs para impedi-los. É claro que eles falham e Krikkit é liberada. Aí para variar, Arthur salva o Universo.
No 4º livro, tudo parece ter voltado ao normal, como se a Terra não tivesse sido destruída anos antes. E isso é incrivelmente assombroso para Arthur Dent. Ele está em sua casa (que também não foi destruída), tentando entender o que está acontecendo, e conhece uma garota de nome incomum, pela qual se apaixona. Eles passam longas noites voando e se amando. Até que eles descobrem que são as únicas pessoas que sabem que a Terra foi destruída, apesar de não parecer que os golfinhos desapareceram (além deles dois há um outro louco que também sabe e trancou o resto do planeta em um asilo que ele construiu). No final do livro Ford volta e os três arrumam uma maneira de saírem do planeta e descobrir o que está acontecendo.
O 5º livro é para mim o menos interessante (talvez o autor devesse ter para na trilogia original), Arthur Dent está à procura de um novo lar, já que a Terra foi destruída. Ele encontra um planeta com condições parecidas – o qual ele considera uma versão melhorada da Terra – e passa a ser o Fazedor de Sanduíches local. Trillian é uma repórter galáctica, viaja para todos os lados, ela resolve ser mãe, e como Arthur é o ultimo macho de sua espécie, ele usa um esperma dele (recolhido em um banco de espermas). A filha é um terror. Ford descobre que há algo de muito errado com o Guia. Há ainda uma série de eventos malucos que não levam a lugar nenhum.
Minha única opinião racional sobre os livros (levando em conta toda a construção ficcional que o autor fez, a interrelação entre os fatos e o magistral toque de sarcasmo) é: “Uau!” .
Naira, obrigado pela indicação!

4 comentários:

  1. Bom pessoal, resumidamente é isso aí! Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. O Guia do Mochileiro das Galáxias é brilhante, toda história devia ter um personagem como o Arthur Dent x)

    Já leu alguma coisa da série Discworld, do Terry Pratchett? Fãs do Douglas Adams costumam gostar dele também, os dois são geniais :)

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço a série Discworld, mas vou pesquisar a respeito. Se for do mesmo estilo, está ótimo!
    Obrigado pela sugestão^^

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse autor, parece ser muito interessante, mas eu acho ficção científica muito complexo... rsrsrsr

    Seus textos estão cada vez melhor!

    ResponderExcluir