sábado, 21 de agosto de 2010

Zoya – Danielle Steel

O livro narra a vida da jovem condessa Zoya Konstantinovna Ossupov (que relutava em usar o título da família), prima do Czar Nicolau da Rússia. A história começa com referências aos bons e saudosos momentos vividos pelas duas famílias, que, com o descontentamento da população russa, vêm seus mundos virarem de pernas para o ar.
É neste cenário que a Revolução Russa estala, em 1917, e tanto a família real, como a família de Zoya morrem, havendo apenas uma escassa esperança de sobrevivência para Zoya, sua avó e o seu fiel Feodor. Sendo obrigados a fugir do seu país natal, trazem algumas "pequenas riquezas" escondidas e o essencial para viverem, e partem para Paris em busca de uma nova vida.
De um momento para o outro, passam de uma vida de ostentação e riqueza para uma vida de pobreza e desconforto, praticamente sem dinheiro nenhum. Zoya, sentindo que tem o dever da cuidar da avó, arranja trabalho como bailarina no Balé Russo, indo contra todas as aspirações da avó para o seu futuro. Numa visita após um bem sucedido espetáculo de balé, Zoya conhece um soldado americano estacionado em Paris e apaixona-se por ele. Evgenia (a avó) foi terminantemente contra esta relação, pois achava que ela não devia sair com pessoas de fora da sua classe social.
Ela morre (provocando verdadeira desolação na neta), e Zoya se casa com Clayton Andrews, o soldado americano, depois do final da I Guerra Mundial. Deste modo, partem para a América, onde são muito felizes e têm tudo, não precisando passar qualquer necessidade.
Mas mais uma vez, no ano de 1929, a sua vida e o seu mundo mudaram. Dá-se a Depressão na bolsa e Clayton incapaz de sobreviver à perda de todos os seus bens e de olhar nos olhos da sua mulher, decide suicidar-se, deixando duas crianças ao encargo de Zoya. Ela volta a passar por necessidades, mas agora não pode pensar só nela, tem que pensar igualmente nos filhos. Ela luta contra a depressão e, mais tarde, apaixona-se por Simon Hirsch, um comerciante de roupas.
A vida começa a sorrir de novo... tem a sua própria loja, onde ajuda os clientes com as suas acertadas opiniões e consegue voltar a ter uma vida estável. Quando tudo parecia ir bem, Simon vai à guerra e morre, mas dessa vez, com a viuvez ela fica ainda mais rica, ela não passará mais por necessidade.
Por todos estes momentos houve sempre uma peça que a acompanhou: um ovo imperial, uma memória irrefutável do seu passado.
Esta história tem como pano de fundo as grandes mudanças sociais e políticas que tiveram lugar ao longo do séc. XX, desde a revolução russa de 1917 até aos acontecimentos dos anos 80, passando pelas duas grandes guerras mundiais e pelo crash de 1929; o que faz dela não só um bom romance, mas também um bom relato histórico do referido século.

10 comentários:

  1. Legal eu nem conhecia essa autora, parece ser bom!
    Vou ler!

    ResponderExcluir
  2. Danielle Steel sempre arrebenta! Já perdi a conta de quantos livros dela li. Esse é o meu preferido.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os livros dela, eles prendem a gente e são verdadeiramente emocionantes! Agora eu to lendo esse ai de cima :D

    ResponderExcluir
  4. eu ja li varios livros dessa autora e sou apaixonada pelo modo dela escrever; mas essa historia ainda não conhecia mas vou ler

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada pela Danielle Steel! =)
    Adoro demais as estorias dela e seu jeito de escrever *.*

    ah! Uma coisa que vc deveria retificar: o Clayton NÃO se suicida, ele tem um ataque cardíaco por causa do choque de perde tudo... =)

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro, muito bom, vou ler outra vez.

    ResponderExcluir
  7. Só um detalhe, uma observação de quem já leu esse livro umas 40 vezes... O primeiro marido de Zoya n se suicida... Ele tem um infarto...

    ResponderExcluir
  8. GENTE POR FAVOR PRECISO RELER ESTE LIVRO COMO FAÇO

    ResponderExcluir
  9. ESTOU TENTANDO BAIXAR ESSE LIVRO MARAVILHOSO QUE JÁ LI MAS GOSTARIA DE LER NOVAMENTE( JOYA).

    ResponderExcluir