sábado, 22 de janeiro de 2011

Harry Potter – J. K. Rowling

Mesmo depois de ter sido estragada por Hollywood, é sem dúvida umas das minhas séries preferidas. Rowling inova ao criar este universo que encanta jovens e adultos por todo o mundo. Lembro bem de quando terminei de ler “Harry Potter e as Relíquias da Morte” e pensei: “E agora o que eu faço da vida?”.
Os sete livros contam a história de Harry Potter, um jovem bruxo que teve os pais assassinados quando ainda era um bebê de um ano, e passa a viver com os tios que não gostam dele (pra não dizer que o odeiam). Quando descobre o que é vai estudar em Hogwarts (uma respeitada escola de magia), encontra um universo novo, repleto de magia e perigo; lá ele passa a ser respeitado (a maior parte do tempo) por ser “O-Menino-Que-Sobreviveu”, aprende feitiços e poções, e também começa a ser perseguido por Lord Voldemort (o assassino dos pais) e seus seguidores.
Ele também faz amizades e inimizades importantes (logo em seu primeiro ano na escola), e vive a cada ano (livro) um novo desafio, nos quais ele é auxiliado por Rony e Hermione (seus amigos) e pelo Professor Dumbledore.
No passar dos anos, acompanha-se o crescimento Harry, ele passa (bem como seus amigos) por dramas adolescentes e problemas de “gente grande”, tais como enfrentar uma cobra gigante, um dragão, criaturas nefastas que sugam a felicidade e a vida, bruxos das trevas terrivelmente poderosos e seu grande inimigo Voldemort, varias vezes; tudo isso sem poder escapar da perseguição dos professores de Hogwarts e das provas.
A série conta com sete livros (A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte). Cada um maravilhosamente escrito e mais encantador (se me permitem o trocadilho) que o outro. Já perdi a conta de quantas vezes reli cada um.
Os outros livros da autora (“Animais Fantástico e Onde Habitam”, “Quadribol Através dos Séculos” e “Os Contos de Beedle o Bardo”, todos do universo Harry Potter) também são engraçados e recomendáveis (principalmente como leitura complementar à série já que os três são citados nos livros)

10 comentários:

  1. Gostei do teu comentário sobre HP, já li várias vezes os livros e acho que todos devem lê-los e conhecê-los!, o final para mim foi uma decepção, preferiria mil vezes que o Harry tivesse morrido heroicamente a ter um monte de filhos e ter se tornado alguém normal, sem contar muito bem o que aconteceu com ele, muitos personagens tiveream seus finais esquecidos, outros morreram desnecessariamente (pra quê matar um dos gêmeos?) e eu acho que não foi trabalhado detalhadamente! que ela demorasse um pouco mais no lançamento, mas caprichasse mais!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, a Rowling tinha capacidade pra ter feito melhor^^

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler a sua opinião sobre os livros. Eu particularmente adoroo HP e já li e reli e li de novo muitaas vezes! Com certeza é um ótimo livro. Acredito que são pouquissímas as pessoas que não conhecem o bruxinho mais famoso do mundo, podem não gostar, mas a maioria conhece ou já ouviu falar. rsrs'

    Ah, também concordo que o último livro poderia ter sido melhor, maas é o que temos para aproveitar não?

    Parabéns pelo blog, adoreii! *-*

    Bj;*

    http://livresemore.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por HP, foi essa série que me fez tomar realmente gosto pela leitura. E pensei a mesma coisa ao terminar HP7, mas eu chorava tanto de ódio pelo fim (que realmente não gostei) que não consegui pensar direito no resto. Os livros “Animais Fantástico e Onde Habitam” e “Quadribol Através dos Séculos” são os que faltam eu ter para conseguir completar minha coleção JK. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Legal, você vai gostar.
    Eu só queria que ela escrevesse mais...

    ResponderExcluir
  6. Eu, apesar da idade, adoro HP. Não gostei somente do fato de não ser mais explorado o final, quanto ao restante, algumas coisas tem que acontecer, por mais que não fiquemos satisfeitos como s resultados.
    Dos outros livros "complementares" da série, li somente os dos contos de Beeble, o Barbo, mas os outros estão na lista...
    Tenho tbm O Manual do Bruxo que é super legal, tratando de toda mitologia que envolve os livros de Hp (até o 4º).
    Adorei o post.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu também jpa li O Manual do Bruxo, é realmente muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso o seu livro, ele tem misterios, magia e tudo que as pessoas gostam em um livro.
    bjoos juju
    11 anos..Ouro Branco mg

    ResponderExcluir
  9. Um retrato da minha infância!

    ResponderExcluir