sábado, 22 de setembro de 2012

1822 - Laurentino Gomes

Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro I a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado.
Este livro promete revelar essa história.
Mais do que um romance histórico, uma biografia de D. Pedro I. Até mais do que isso, ele traça um resumo biográfico dos personagens principais, porém menos conhecidos, de nossa independência: o homem sábio, José Bonifácio de Andrada e Silva, que também era químico e incentivador das ciências; uma princesa triste, Dona Leopoldina, cuja história, triste e bela, eu não conhecia; e um escocês louco por dinheiro, Thomas Alexander Cochrane, o mais desconhecido de todos.

Pessoalmente, acho bonito ver a história do Brasil ser (re) conhecida e procurada pelos brasileiros, já que temos fama de ser desinformados e desinteressados por nossa história. Os livros de Laurentino Gomes têm contribuído para isso.
Infelizmente eu ainda não li o primeiro livro do autor, 1808, pois eu li fora da ordem cronológica; mas assim que eu ler, posto aqui também.

Mas faço uma ressalva, em conversa com amigos historiadores descobri que o autor não é bem visto entre eles por fazer algumas generalizações e pela escolha de certos temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário