quarta-feira, 24 de outubro de 2012

As Crônicas de Gelo e Fogo: A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin

Quando você pensa que George Martin não pode melhorar, ele te surpreende com uma nova e fascinante demostração de criatividade e poder narrativo! 
A Tormenta de Espadas retoma a história um pouco antes do final do seu antecessor, A Fúria dos Reis. Os Sete Reinos ainda estão lutando a Guerra dos Cinco Reis, com os restantes Robb Stark, Balon Greyjoy, Joffrey Baratheon e Stannis Baratheon lutando para garantir suas coroas. Na tentativa de tomar Porto Real, Stannis Baratheon é derrotado pela aliança entre a Casa Lannister e a Casa Tyrel. Enquanto isso um grande número de selvagens está marchando em direção à Muralha sob a liderança de Mance Rayder. No Leste, Daenerys Targaryen está em seu caminho de volta para Pentos na esperança de aumentar suas forças para tomar o Trono de Ferro.
Mais uma vez temos novos personagens e novos POV, que mantêm o fluxo da história.
Neste livro é impressionante o número de mortes de personagens centrais, algumas deixam o leitor realmente contrafeito, outras causam grande regozijo.
Vemos Daenerys em suas primeiras grandes batalhas liderando um exército, usando o poder de seus dragões e sua nascente capacidade estratégica. Ela segue avançando pelas cidades escravagistas do oriente, deixando seus inimigos destruídos e aumentando o seu contingente de seguidores.
Também acompanhamos a travessia de Jaime Lannister e Brienne de Tarth, que partem de Correrio como odiosos inimigos e vão se aproximando ao longo do caminho, mas não sem protagonizarem uma das melhores cenas de combate corpo a corpo do livro.
Quase que no mesmo cenário, Arya está se deslocando pelas terras fluviais, nem sempre na direção ou na companhia que desejava.
Ao norte, Bran segue rumo às terras ao norte da Muralha com seus companheiros, em busca do povo antigo e de conhecimentos quase esquecidos. logo antes de transpor a Muralhe eles encontram com Sam Tarly, que vem em sentido contrário, buscando Castelo Negro após o massacre do patrulheiros.
Jon e Ygritte também cruzam a Muralha em direção ao sul, mas o fazem junto ao grande exército de selvagens.
Quando ás revrelações sobre a história de Westeros anterior às Crônicas de Gelo e Fogo, conhecemos mais alguns detalhes dos eventos que culminaram no assassinato de Rickard e Brandon Stark pelo Rei Louco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário