sábado, 6 de outubro de 2012

Senhora, a Bruxa - José de Alencar & Angelica Lopes

Em mais uma releitura de um dos nossos clássicos, vemos Aurélia Camargo envolvida com bruxaria. Na verdade esse é o melhor da coleção Clássicos Fantásticos.
Na trama original, Aurélia era filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonara-se por Fernando Seixas, mas fora abandonada porque este preferiu se casar com uma moça rica. Tempos depois, Aurélia, que neste momento também é órfã de mãe, recebe uma grande herança do avô.
Ela encarrega seu tutor de negociar seu casamento com Fernando por um dote alto. Este, ambicioso que é, aceita e quando descobre que sua noiva é Aurélia fica muito feliz. Porém, na noite de núpcias, ela deixa claro que comprara-o para que representasse o papel de marido.
Aurélia aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia e maltratá-lo; mas quando Fernando levanta o dinheiro que Aurélia pagara por ele e propõe-se restituir a quantia em troca da separação, ela considera o gesto uma prova da regeneração de Fernando, e vencida pelo amor, fica com ele.
Esses elementos principais são mantidos, mas na nova versão tudo teria sido planejado por três bruxas, as irmãs Blair, notórias feiticeiras de um clã de bruxas que usam as desilusões amorosas para manter sua imortalidade.
No conjunto, fica tudo muito divertido e bem escrito, a autora aparenta ter um bom conhecimento no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário