sábado, 10 de novembro de 2012

1808 - Laurentino Gomes

A proposta desse livro é contar como uma rainha louca um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.
Laurentino primeiramente contextualiza as condições políticas, econômicas e sociais da época em Portugal, França, na Inglaterra e no Brasil, os países que protagonizaram a vinda da família real portuguesa à colônia.
Além de narrar fatos interessantes, como o de Napoleão admitir que fora enganado por D. João VI, o livros traz acontecimentos e características interessantes da vida do Príncipe Regente, de sua mãe e de sua esposa. Também mostra as mudanças ocorridas no Rio de Janeiro após a chegada da corte lusitana.

Como eu já disse aqui antes, gosto muito de ver a história do Brasil ser (re) conhecida e procurada pelos brasileiros, que temos fama de ser leigos da nossa própria história; e que os livros de Laurentino Gomes têm contribuído muito para isso.
Apesar de ter lido fora da ordem cronológica; os livros (1808 e 1822) são um divertido mergulho em nossa história, embora o segundo seja um tanto melhor que o primeiro.
O autor está em vias de lançar 1889, com o qual pretende fechar a trilogia sobre a construção do Brasil no século XIX, ficamos no aguardo!

Mas refaço uma ressalva, em conversa com amigos historiadores descobri que o autor não é bem visto entre eles por fazer algumas generalizações e pela escolha de certos temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário