quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cinquenta Tons Mais Escuros - E. L. James

A continuação da trilogia que está virando a cabeça (principalmente) das mulheres por todo o mundo.
Nesta segunda fase da trama, percebemos mais correlações com a saga que inspirou a autora, Creúsculo, de Stephenie Meyer, tanto na descrições da família de Christian Grey quanto na perseguição perpetrada por uma das ex namoradas/submissas dele.
Logo no início, Ana não consegue se manter afastada de Christian e sede a suas investidas para reatar, voltando imediatamente à realidade (quase fantasiosa) da vida do rico empresário. A diferença é que eles deixam de lado o velho acordo sadomasoquista inicial e iniciam uma relação mais ortodoxa, mas ainda permeada pela intensa atividade sexual resultante da tensão física/emocional que os envolve.
A ex namorada/submissa de Christian, Leila, está atrás de Ana. Ela está inconformada com o grau da relação deles e quer entender porque não foi boa o bastante para ele. E o mais importante: está total e completamente insana. Por isso representa um grande perigo para o doce casal.
Principalmente quando ela começa a aparecer nos lugares onde Ana não espera encontrá-la, como no quarto dela enquanto dorme, ou no próprio apartamento, esperando para recepcioná-la de arma em punho.
Outra personagem que tem destaque nesse livro é mais uma das mulheres do passado de Christian, a Mrs. Robinson (na verdade o nome dela é Elena Lincoln, mas Ana a chama assim em referência à personagem do filme A Primeira Noite de um Homem [de 1967]. No filme um jovem é seduzido por uma amiga de seus pais, situação incrivelmente parecida com a de Elena e Christian). Mrs. Robinson representa uma ameaça para Ana, mas persiste tentando se aproximar da moça. O clima de tensão permanece até que ambas, juntamente com Christian e Grace (a mãe adotiva dele), protagonizam uma das melhores cenas do livro.
Mais uma vez temos um final com gostinho de quero mais...

2 comentários:

  1. Gostei de ler sua resenha, pq ainda estou lendo o primeiro volume e já estava imaginando o que poderia acontecer para chegar no segundo. Vou ganhar o segundo e o terceiro de Natal, agora fiquei super ansiosa para ler os próximos. Valew!

    ResponderExcluir