sábado, 1 de novembro de 2014

Biografia de Thomas Harris

Famoso por seu personagem canibal, Hannibal Lecter, o escritor norte-americano, Thomas Harris nasceu em 1940, em Jackson, no estado do Mississipi. Muito cedo acompanhou a família na sua mudança para Rich, a terra natal do seu pai, que aí se pôde tornar agricultor.
Atingindo a idade escolar, Thomas Harris frequentou as escolas locais até à conclusão dos seus estudos secundários, altura em que ingressou no curso de Estudos Ingleses da Universidade de Baylor, no estado do Texas. De forma a poder sustentar-se, começou a trabalhar à noite como repórter ao serviço do periódico News Tribune. Deu também início a uma série de contribuições para revistas literárias, sob a forma de contos de carácter macabro.
Obteve o seu diploma em 1964 e, como é tradição no seu país, empreendeu uma viagem pela Europa. De regresso aos Estados Unidos da América, preencheu o cargo de repórter de generalidades na agência noticiosa Associated Press de Nova Iorque. Teve portanto a oportunidade de tomar contacto com o submundo do crime e com mentalidades patológicas.
Enriquecido com esta experiência, e contando inicialmente com a colaboração de dois colegas, terminou e publicou o seu primeiro romance em 1975, com o título Black Sunday. A obra contava a história de um grupo de terroristas islâmicos que planeiam um atentado, utilizando um dirigível publicitário para largar uma bomba sobre a assistência de um evento desportivo. Consituiu um sucesso e foi adaptada para o cinema, com o mesmo título, no ano de 1977.
Preocupado com a fiabilidade dos pormenores na edificação da sua ficção, Thomas Harris passou os seis anos seguintes mergulhado em tarefas de investigação, findos os quais publicou o seu segundo romance, Dragão Vermelho (1981), obra em que apresentou ao público o personagem que se tornou célebre, um psiquiatra de nome Hannibal Lecter, que enlouquece e passa a matar seres humanos com requintes de crueldade.
A personagem reapareceu no romance mais importante de Harris, O Silêncio dos Inocentes (1988). Constituindo um sucesso de vendas a nível internacional, a obra relatava a investigação de uma agente federal que tenta seguir o encalço de um assassino alcunhado de Buffalo Bill, cuja mente hedionda faz com que mate raparigas e as esfole, com o intuito de talhar um casaco de pele humana. O livro foi adaptado para o cinema em 1991, com mesmo título, pela mão do realizador Jonathan Demme. A película tornou-se bastante popular, tendo sido galardoada com cinco Óscares da Academia de Cinema norte-americana.

Em 1999 apareceu uma continuação deste trabalho, Hannibal, romance que também foi convertido para a Sétima Arte em 2001, mas que não alcançou os privilégios da crítica e do público arrebatados pela obra precedente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário