sábado, 29 de novembro de 2014

O Guerreiro Pagão - Bernard Cornwell

A mais recente sequência da história de Uhtred sobre a unificação da Inglaterra.
A narrativa dessa aventura começa com Uhtred indo a uma igreja para deserdar seu filho mais velho, Uhtred, por este ter se ordenado padre, a maior das afrontas que ele poderia fazer a seu pai. Os problemas começam porque os outros cristãos no local tentam se colocar entre a ira do pai e seu filho; na confusão Uhtred (o pai) acaba matando um abade por acidente. Com isso ele conquista o ódio dos cristãos locais, que queimam sua propriedade e o expulsam da Mércia com os poucos guerreiros que escolhem acompanhá-lo.
 A armadilha do destino que o leva matar aquele abade específico se torna mais impressionante à medida que nos aprofundamos na história e compreendemos o quão estratégica era a presença daquele abade nortumbriano na Mércia.
Velho, empobrecido e com poucas esperanças, Uhtred volta suas atenções ao norte uma vez mais, e intenta um plano maluco para recuperar Bebbanbug. Seu desespero o leva a uma tentativa impossível, que se afasta da possibilidade de sucesso a cada etapa e acaba levando Uhtred de volta ao sul para enfrentar velhos inimigos antes de poder reaver sua casa de direito.
Nessa sequência de aventuras, Uhtred se vê, mais de uma vez, salvo por seus amigos, o que é um paradoxo e tanto, já que tudo começa por causa da enorme horda de inimigos poderosos que cercam o guerreiro saxão.

Destaco a nota histórica, que acompanha todo final de livro do Cornwell, estabelecendo o que é meramente fruto da imaginação do autor e o que tem embasamento historiográfico; ressaltando onde ele se concedeu maior liberdade poética e onde foi rigorosamente fiel aos muitos relatos históricos que consultou.
Resta agora esperar por mais um episódio na aventura de Uhtred Uhtredson rumo a uma Inglaterra unificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário