sábado, 31 de julho de 2010

O Iluminado – Stephen King


Mais um livro de Stephen King, esse sim é de terror (embora não tenha me assustado de verdade).
O livro conta a história de Jack Torrance um escritor que está tentando reconstruir a vida de sua família e, principalmente, a sua, tentando se curar do alcoolismo. Ele consegue o trabalho de zelador de inverno no isolado e imenso resort hotel Overlook, cujo passado é fantasmagórico. Esperando para provar a todos que ele se recuperou do alcoolismo, e agora tornou-se uma pessoa responsável, ele se muda para o Overlook com sua esposa, Wendy, e o jovem filho, Danny, que é telepata e sensível a forças sobrenaturais.
Logo após a família chegar no hotel, Danny e o chef do hotel, Dick Hallorann, tem uma breve conversa particular. Eles conversam sobre o talento especial de Danny e a natureza sinistra do hotel. Dick informa Danny que ele também tem essa habilidade, que passa a ser chamada de "iluminação". Na conversa, Dick também avisa o garoto para evitar o quarto 217 a todos os custos.
Jack pesquisa e descobre que o hotel tem um passado muito sombrio. A partir daí, Danny tem premonições do perigo do hotel para a sua família, começa a ver fantasmas e visões assustadoras do passado do hotel. Ele não conta aos seus pais sobre as visões, pois ele sabe a importância do trabalho para o seu pai e o futuro de sua família.
Tendo dificuldades em possuir Danny, o hotel começa a possuir Jack, tirando dele a sua vontade de trabalhar. O fantasma do hotel gradativamente acaba possuindo-o. Então, Jack passa a querer matar Wendy e Danny, no desejo de absorver as habilidades psíquicas de Danny. Eles acabam prendendo Jack na despensa do hotel, mas o fantasma de Delbert Grady, um dos zeladores do Hotel Overlook o solta.
Depois disso, Wendy descobre que estão completamente isolados e, Jack, destruiu o snowmobile do hotel. Uma perigosa batalha ocorre entre Wendy e Jack. Ele planeja matá-la, porém ela o golpeia nas costas com uma larga faca de cozinheiro.
Nesse momento, Dick Hallorann, o qual Danny chamou para o hotel através de sua iluminação, está a caminho do Overlook para investigar. Jack deixa Wendy no banheiro e se atenta a matar Dick Hallorann, destruindo seu maxilar e dando-lhe uma concussão com o malho. Ele então começa a perseguir Danny. Danny escapa por lembrar que o pai tem que fazer algo com a caldeira no porão, que pode explodir e destruir todo o hotel.
É um livro muito empolgante.

3 comentários:

  1. Esse é um dos grandes clássicos de Stephen King, ele me assustou um pouco sim...
    É sem dúvidas um ótimo livro, e o filme é muito bom também, só que ele precisava de uma refilmagem...

    Muito legal seu comentário!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não li, mas vou ler. Bjs

    http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários!
    Naírla, lei mesmo, vele a pena^^

    ResponderExcluir